segunda-feira, 25 de julho de 2011

Geografia da FACOS desenvolve 3 oficinas com alunos da APAE: "do macro ao micro, contextualizando o lugar onde vivemos"

Os alunos da turma CEI II da APAE-Osório concluíram nesta sexta-feira (27/05) um ciclo de 3 oficinas sobre a contextualização do lugar que ocupamos no Sistema Solar e no Planeta Terra. As oficinas foram realizadas nas dependências da CNEC/FACOS, na sala de multimeios do curso de Licenciatura em Geografia, nos dias 13/05, 27/05 e 02/06. A condução das oficinas ficou sob a responsabilidade das acadêmicas do referido curso, Glaucia Marcon e Franciane Costa.
Para todos os encontros, houve um primeiro momento no qual foram feitas as combinações para estabelecer os acordos e momentos que definem as oficinas.
No primeiro encontro, foi realizada a apresentação do Sistema Solar num quadro interativo, sendo que após esse momento os alunos da APAE-Osório foram convidados a interagir e simular o movimento de translação que os planetas fazem em torno do Sol. A próxima etapa da oficina envolveu a confecção de uma maquete do Sistema Solar, que foi produzida pelos alunos da APAE com o apoio das acadêmicas do curso de Geografia e da Psicologia da FACOS. Para o encerramento da atividade, foi feito uma apresentação das maquetes produzidas e uma reflexão sobre o que havia sido trabalhado na oficina.
No segundo encontro, foi retomada, a partir das maquetes do Sistema Solar, a localização do Planeta Terra e as suas características. Para uma maior interação com o assunto, os alunos foram convidados para manusear globos terrestres luminosos. Dando continuidade a oficina, as acadêmicas da Geografia apresentaram rochas de diferentes tipos, para ilustrar do que é feito o nosso Planeta. Por último os alunos da APAE foram convidados pintar um globo terrestre delimitando os continentes e os oceanos.
No terceiro encontro, o grupo retomou o assunto “lugar onde vivemos” a partir da análise do Globo Terrestre pintado na oficina anterior. O desafio desse encontro era encontrar o país, o estado e a cidade onde vivemos. Nesse sentido foram apresentados mapas para que os alunos pudessem visualizar e se situar espacialmente no Planeta. Após esse momento inicial, os alunos foram convidados a colorir um mapa que destacava o Brasil, o Rio Grande do Sul e a cidade de Osório.
Para o encerramento de cada uma dessas oficinas, foi feito uma reflexão sobre o que havia sido trabalhado, sempre regatando o que se havia produzido no último encontro. “Estudar o lugar no qual vivemos é muito interessante e quando esse estudo envolve um conjunto de atividades lúdicas, como foi o caso dessas oficinas, fica ainda mais interessante. É muito gratificante ver a participação e o envolvimento dos alunos da APAE e dos oficineiros com as atividades do projeto, situação na qual todos saem beneficiados”, concluiu Igor Velho, prof. do Curso de Ciências Biológicas e responsável pela execução do projeto.
Para a equipe que conduziu essas oficinas, ficou a sensação de que as diferentes atividades desenvolvidas, tenham de fato contribuído para ampliação do entendimento desses alunos quanto o lugar que ocupamos no universo. Para além dos entendimentos produzidos, é importante mencionar que essas oficinas proporcionaram situações favoráveis ao exercício afetivo, cognitivo e motor, questão fundamental para o desenvolvimento integral desses alunos.
A próxima atividade do projeto está marcada para o dia 17 de junho, através de uma oficina de conscientização ambiental a ser desenvolvida pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.Os alunos da turma CEI II da APAE-Osório concluíram nesta sexta-feira (27/05) um ciclo de 3 oficinas sobre a contextualização do lugar que ocupamos no Sistema Solar e no Planeta Terra. As oficinas foram realizadas nas dependências da CNEC/FACOS, na sala de multimeios do curso de Licenciatura em Geografia, nos dias 13/05, 27/05 e 02/06. A condução das oficinas ficou sob a responsabilidade das acadêmicas do referido curso, Glaucia Marcon e Franciane Costa.
Para todos os encontros, houve um primeiro momento no qual foram feitas as combinações para estabelecer os acordos e momentos que definem as oficinas.
No primeiro encontro, foi realizada a apresentação do Sistema Solar num quadro interativo, sendo que após esse momento os alunos da APAE-Osório foram convidados a interagir e simular o movimento de translação que os planetas fazem em torno do Sol. A próxima etapa da oficina envolveu a confecção de uma maquete do Sistema Solar, que foi produzida pelos alunos da APAE com o apoio das acadêmicas do curso de Geografia e da Psicologia da FACOS. Para o encerramento da atividade, foi feito uma apresentação das maquetes produzidas e uma reflexão sobre o que havia sido trabalhado na oficina.
No segundo encontro, foi retomada, a partir das maquetes do Sistema Solar, a localização do Planeta Terra e as suas características. Para uma maior interação com o assunto, os alunos foram convidados para manusear globos terrestres luminosos. Dando continuidade a oficina, as acadêmicas da Geografia apresentaram rochas de diferentes tipos, para ilustrar do que é feito o nosso Planeta. Por último os alunos da APAE foram convidados pintar um globo terrestre delimitando os continentes e os oceanos.
No terceiro encontro, o grupo retomou o assunto “lugar onde vivemos” a partir da análise do Globo Terrestre pintado na oficina anterior. O desafio desse encontro era encontrar o país, o estado e a cidade onde vivemos. Nesse sentido foram apresentados mapas para que os alunos pudessem visualizar e se situar espacialmente no Planeta. Após esse momento inicial, os alunos foram convidados a colorir um mapa que destacava o Brasil, o Rio Grande do Sul e a cidade de Osório.
Para o encerramento de cada uma dessas oficinas, foi feito uma reflexão sobre o que havia sido trabalhado, sempre regatando o que se havia produzido no último encontro. “Estudar o lugar no qual vivemos é muito interessante e quando esse estudo envolve um conjunto de atividades lúdicas, como foi o caso dessas oficinas, fica ainda mais interessante. É muito gratificante ver a participação e o envolvimento dos alunos da APAE e dos oficineiros com as atividades do projeto, situação na qual todos saem beneficiados”, concluiu Igor Velho, prof. do Curso de Ciências Biológicas e responsável pela execução do projeto.
Para a equipe que conduziu essas oficinas, ficou a sensação de que as diferentes atividades desenvolvidas, tenham de fato contribuído para ampliação do entendimento desses alunos quanto o lugar que ocupamos no universo. Para além dos entendimentos produzidos, é importante mencionar que essas oficinas proporcionaram situações favoráveis ao exercício afetivo, cognitivo e motor, questão fundamental para o desenvolvimento integral desses alunos.
A próxima atividade do projeto está marcada para o dia 17 de junho, através de uma oficina de conscientização ambiental a ser desenvolvida pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário